Aprendizagem, Educação, Excelência Pessoal, Motivação, Sonhos

Crianças comprometidas têm….

Gosto particularmente de um estudo realizado no passado recente onde uma investigadora procurou compreender porque algumas crianças progrediam rapidamente nas aulas de música enquanto outras não.

Para isso escolheram aleatoriamente 157 crianças e acompanharam-nas durante vários anos (dos 6/7 anos até ao secundário), registando os seus progressos. Ao analisar os dados obtidos às várias questões do estudo, nada batia certo, não havia uma resposta plausível à questão em estudo.

Entretanto a investigadora voltou a rever o estudo e reparou que foi perguntado às crianças por quanto tempo tencionavam tocar e agrupou as respostas em 3 categorias: compromisso de curto, médio e longo prazo. Depois ordenou as crianças pelo tempo de treino semanal: pouco (20 minutos), médio (45 minutos) e muito (90 minuto).

Ao confrontar os dados viu que o progresso era determinado por uma minúscula e poderosa ideia que a criança tinha captado antes de iniciar as aulas – o sonho de ser tornarem músicos. Crianças com um compromisso de longo prazo tinham melhores resultados mesmo que o tempo de treino fosse curto, quando comparado com crianças com muito tempo de treino e um compromisso de curto prazo.

Quando falo com os pais que têm os seus filho(a)s a praticar alguma modalidade desportiva, por mais pequenos que sejam, sabendo que nessas idades o mais importante é o prazer pela prática, sugiro que ensinem os seus filho(a)s a definirem uma meta que queiram alcançar com o seu esforço e dedicação. Mesmo sendo diversão, deve sempre existir um objetivo que ele/ela queira concretizar. Assim estaremos a trabalhar o compromisso dele(a) e a ensinar que quando nos comprometemos com algo é para levar até ao fim.

Se tiver alguma dúvida, coloque a sua questão AQUI.
Até breve!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s