Aprendizagem, Comunicação, Educação, Excelência Pessoal, Líderes, Melhores pessoas

O que devemos fazer quando erramos?

Parece uma pergunta muito simples para uma resposta bastante óbvia, mas nem sempre é assim. Da minha experiência a forma como reagimos quando erramos é bastante incompleta, quer na forma como o fazemos, quer na aprendizagem que deveríamos retirar dessa situação. É por esse motivo que gostaria de partilhar consigo um método muito simples e intuitivo de saber o que fazer quando erramos e como podemos aprender com essas experiências. Seja em contexto familiar, social ou profissional, é uma excelente oportunidade para melhorar como pessoa e cidadão do mundo.

Passo 1 – Assumir 100% da responsabilidade
Se tem noção que errou, assuma imediatamente 100% da responsabilidade. Não dê justificações, não dê desculpas para o sucedido, não argumente nem critique os outros, assuma e ponto final.

Passo 2 – Explicar o que aconteceu
Depois de assumir o seu erro a 100%, explique o que aconteceu e, principalmente, a intenção que tinha em mente. Faça-o da forma mais clara e transparente possível.

Passo 3 – Informar o que vai fazer para prevenir o erro
Agora, o mais importante é explicar o que poderá fazer para que no futuro a mesma situação não aconteça. Encontre soluções para evitar esse erro e aprenda verdadeiramente com ele. Neste passo também poderá lidar com as consequências do seu erro e remediar a situação, seja organizar todo o arquivo de ficheiros, limpar os carros da casa à mão, etc.

Passo 4 – Pedir desculpa
Alguns pensarão. Pedir desculpa seria a primeira ação. Concordo.
Agora, de que serve pedir desculpa se depois não aprendi com o erro?!?!
Mostre-me que está verdadeiramente arrependido assumindo 100% do que aconteceu, clarificando o sucedido e dizendo como irá prevenir que o mesmo jamais aconteça. Depois destes passos todos, eu já estarei mais convicto de que o pedido de desculpas será genuíno.

Gostou da minha sugestão?
Comente e partilhe com os seus amigo(a)s! 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s