Aprendizagem, Caminhos de sucesso, Educação, Empreendedorismo, Emprego, Motivação

Talento ou Resiliência: qual preferes?

Em tempos como os que vivemos atualmente, o ser humano é colocado à prova constantemente e esta Pandemia do Covid-19 é um exemplo do esforço extraordinário que será necessário para ultrapassarmos este desafio com sucesso.

Há uma frase que li recentemente e que se aplica ao momento delicado que vivemos:

“O nosso potencial é uma coisa; aquilo que fazemos com ele é outra.”
Angela Duckworth

Na prática, todo e qualquer ser humano tem o potencial para realizar grandes feitos, suportar grandes tempestades e ultrapassar grandes obstáculos, no entanto, esta ideia de que alguns nasceram com um dom, um talento ou algo inato e que lhes permite ter vantagem sobre os outros, acaba por condicionar o comportamento e as decisões diárias destas pessoas.

Substituir esta ideia de talento por resiliência abre a possibilidade de eu ter a capacidade para experimentar, fracassar, corrigir e ultrapassar os obstáculos da minha vida presente, sabendo que a cada “derrota” estarei mais perto da “vitória”.

Como posso fazer isto?

Há duas possibilidades.
Ou sou eu a criar o futuro onde quero viver ou serei “obrigado” a lidar com o futuro que me foi atribuído.
Se for para criar o meu futuro sugiro:
1. Define os teus próximos objetivos
Coloca o teu foco no que pretendes alcançar. Define um conjunto de 3 objetivos que sejam claros, específicos, que consigas visualizar o resultado a acontecer na tua mente, que sejam bons para ti e para os que te rodeiam e, de preferência, que sejam em crescendo (intensidade). Para sequenciares estes objetivos, atribui uma data para quando queres que eles sejam realizados.

2. Define o caminho
Para o primeiro objetivo pensa no que podes fazer e que dependa apenas de ti, que te vai ajudar a alcançar esse objetivo. Quanto mais claro e especifico forem as ideias, maior será a probabilidade de tu realizá-las.

3. Fazer o que disseste que ias fazer
Com o teu caminho definido, o próximo passo é fazeres o que escreveste que irias fazer para alcançar o teu próximo objetivo.

“Quem tem fé no futuro tem força no presente.”

É isto que acontece quando tens um objetivo em mente e trabalhas disciplinadamente para o alcançar. Quando o ser humano acredita que é possível, ele terá a força necessária para ultrapassar todo e qualquer obstáculo do presente. E é por isso que eu escolho a Resiliência, que para mim é a capacidade de aguentar com as “pancadas” da vida e mesmo assim continuar a insistir para alcançar os nossos sonhos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s