Acerca da Liderança e dos Líderes

Há uma frase que aprecio bastante:

“Se queres ser o primeiro, deves ser o último e aquele que mais serve.”

Não haja dúvidas, a liderança e o papel do líder é muito importante tanto nas empresas como nas famílias e dela podem gerar-se resultados extraordinários ou catástrofes inesperadas.

Ao longo dos últimos anos tenho contactado com muitas pessoas em cargos de Liderança, muitas delas denominando-se de Líderes e alguns, muito poucos, de facto a liderar.

Nestas questões de liderança há um aspeto sensível para as pessoas, são os Valores Humanos pelo qual o Líder se orienta. É muito bonito falarmos de coisas bonitas, o difícil é ser congruente com essas palavras. Este é o motivo pelo qual gosto muito desta frase bíblica porque se queres ser o primeiro (líder), deves ser o último (pensa mesmo nas tuas pessoas) e aquele que mais serve (servir os valores das pessoas que fazem parte da tua equipa).

teamwork-2188038_960_720

O que em grande medida atrai ou repele as pessoas das empresas são os valores praticados e não os enumerados. Não basta passar muito tempo com a sua equipa se não compreende o que é importante para ela. Não basta dizer que é pai se não conhece verdadeiramente o seu filho.

Em suma, o líder tem um papel exigente, tem de tomar posições e decisões, e nem sempre serão fáceis, mas se ele pensar nos seus e agir segundo os seus valores estará a fortalecer grandemente a sua equipa, esse ser vivo que pensa e age como um só.

Gostava de ler as vossas opiniões.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s