Como limitar o uso do telemóvel aos filhos

Recentemente estava a almoçar num espaço aberto e reparo que na mesa ao lado está um pai e uma mãe também a almoçarem e uma criança, que seria o filho, a brincar com um telemóvel na mão. Ao assistir aquela cena recordo-me de uma pergunta que muitos pais me colocam quanto a esse objeto eletrónico: quanto tempo devem deixar o filho brincar com o telemóvel (ou outro aparelho eletrónico)?

regras limitar uso pcNão sei se posso afirmar que exista uma medida única, cada criança (ou adolescente) é única, vem de uma família única e com uma experiência de vida única. Portanto, definir um tempo limite pode ser algo muito subjetivo, no entanto, há uma forma que considero bastante útil e eficaz para avaliarmos o que é demasiado. Antes de lá chegarmos gostaria de partilhar alguns pontos sobre esta problemática:

  1. Não considero que o telemóvel ou o tablet sejam um problema para a criança, acredito sim que pode amplificar algo que já exista nela ou na família. Por exemplo, se dou o telemóvel para a criança jogar enquanto jantamos, deixando os pais comerem em paz, poderemos estar a enviar um sinal muito perigo para ela: eu só me calo/paro de chorar quando me dás o telemóvel; é melhor estar a jogar no telemóvel do que ir brincar para o parque; enquanto os adultos conversam, eu posso estar aqui caladinho a jogar.
  2. Da mesma forma que as crianças viciadas em doces perdem o gosto por outros alimentos menos doces, como a fruta, a criança viciada em videojogos corre o risco de perder o entusiasmo por todas as outras atividades.
  3. Com o tempo o problema pode piorar pois os poucos estímulos suficientemente gratificantes para fazerem o cérebro esquecer o seu amor pelos ecrãs e videojogos são as drogas, o jogo e o sexo.

jogar videogame criançaAssim fica mais claro um dado, expor a criança demasiado tempo a este tipo de atividades eletrónicas pode e será prejudicial a ela e à sua saúde mental e cabe a nós adultos impedir que isso aconteça. Se ainda lhe restam dúvidas repare no seguinte, em 2010, quando um jornalista perguntou a Steve Jobs quais eram as aplicações do iPad preferidas das suas filhas de 15 e 12 anos, este respondeu: “Ainda não o usaram. Eu e a minha mulher limitamos a tecnologia que os nossos filhos utilizam.” Bill Gates também é muito restritivo em relação à utilização dos ecrãs pelos seus filhos. Gates só deixou que os filhos usassem o computador ou a internet a partir dos 10 anos de idade. Quando tiveram acesso a eles, fizeram-no com condições muito estritas. Quarenta e cinco minutos de segunda a sexta-feira e uma hora por dia aos fins de semana.

Sempre que olhar para o seu filho ou filha e pensar: “Acho que o meu filho passa muito tempo no telemóvel/no computador/a jogar playstation!” é um sinal de alerta, quando começamos a questionar o tempo que eles passam com estes aparelhos eletrónicos significa que aquele comportamento está a sair fora daquilo que aceitamos como saudável. A partir daqui podemos ter duas formas de agir:

  1. Pergunte ao seu filho o que ele acha do tempo que passa em frente ao ecrã e como poderia organizar essa atividade de outra forma. O expectável é que ele possa organizar a sua semana, jogando menos e participando em outras atividades mais saudáveis.
  2. Caso ele não chegue a uma opção credível, defina você mesmo os dias e o tempo que ele pode estar a jogar, tendo como medida o bom senso, ou seja, use o truque do chocolate, dê apenas um quadradinho para ele provar. Vai ser bom, vai gostar mas não vai ficar viciado.

Limitar uso do celular

O que pode comprometer todas estas sugestões? Os pais, sim os pais estarem eles mesmo “viciados” nestes aparelhos eletrónicos “cegando” os seus julgamentos e toldando as suas decisões, mas para isso, nada podemos fazer até que algo aconteça ou alguém interceda por eles.

Nelson Ramos
Consultor Solfut & Coach IHTP
Gestor e Manager da Academia de Educação
www.atitudesparavencer.com


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s