A Melhor prenda de Natal para as Crianças

O Natal aproxima-se a passos largos e com ele o espírito natalício contagia as famílias de todo o mundo. Esta é a época do ano em que os sonhos parecem mais vivos nas crianças e é através dos presentes que ambicionam receber, que muitas delas mergulham nas suas paixões e desejos futuros. Tendo consciência deste facto quero lançar um desafio aos papas e mamas.

Dia do Pai 1Escutem os vossos filhos para além do que vos dizem e vejam o que fazem quando falam nas suas brincadeiras intermináveis, seja em casa ou na rua, e dediquem algum do vosso pouco tempo disponível para conhecerem um pouco mais dos seus medos e desejos.

Pela minha experiência, uma parte do seu futuro profissional começa a desenhar-se nesta altura e, se os pais seguirem as 3 sugestões seguintes, poderão poupar anos de dores de cabeça, preocupações e lágrimas de dor. Ao passar um tempo de qualidade com o seu filho tenha em mente o seguinte:

  1. Não inicie um momento de brincadeira se estiver preocupado com algo.
    O seu foco não estará nele/nela mas sim no problema.
  1. Não inicie um momento de brincadeira se tiver pouco tempo para estar com o seu filho(a). Ele vai reparar no seu olhar para o relógio da sala e poderá pensar que, afinal eu não sou assim tão importante para o meu pai/ mãe.
  1. Não inicie um momento de brincadeira se estiver zangado com ele(a).
    Mais vale fazê-lo noutro dia, sem emoções negativas à flor da pele. Lembre-se, ele é uma criança e não um adulto, está a aprender e é seu dever ensiná-lo.

fc745-14873_1Conhecer o seu filho é dar a mão ao longo da sua vida e orientá-lo nos momentos mais importantes, onde terá de tomar decisões. Parece algo muito simples de se fazer. E é muito simples, aliás, é ridiculamente fácil de se fazer. Mas sabem, é também ridiculamente muito fácil não se fazer. A educação dos nossos filhos não é como a fome, se deixarmos de fazer a coisa certa durante 2/3 dias ficamos com uma fraqueza tal que nos sucumbimos à vontade de comer. Agora, se não fizermos a coisa certa, o tempo passa e muito provavelmente nada acontecerá, até já ser tarde demais.

Neste Natal oferece-lhe o melhor presente – VOCÊ,.. juntamente com um brinquedo, claro!

Nelson Ramos

Consultor Solfut & Coach IHTP

www.atitudesparavencer.com


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s