Já te aconteceu?

Recentemente estive numa Universidade Portuguesa, a participar num evento de Emprego e Empreendedorismo para estudantes e outras pessoas de fora, mas o que assisti nesse dia deixou-me completamente atordoado. Não é a primeira vez que isto me acontece e acredito que a maior parte das pessoas está a passar por esse dilema.

mdeNesse dia, um dos complexos da Universidade estava preenchido de empresas com vários stands onde disponham de muitas informações sobre as mesmas, bem como de estágios anuais e de verão. Curioso ou não, é que assisti a muitos jovens (se não mesmo a maioria) a visitar todos os stands onde existiam estágios para se candidatarem.

Não é que eu esteja contra este facto, o problema é que, nesta altura do campeonato qualquer jovem já devia saber perfeitamente o que quer para si, ou seja, quais são os seus objetivos, o que pretendem fazer no futuro e apontar setas ao alvo desejado, isto é, à empresa ou empresas que vão de encontro aos seus desejos.

“Não há pessoas de sucesso que não saibam o que querem”

E como é que eu percebi isto.

Muitos dos jovens que passaram pelo nosso stand tinham a mesma resposta à pergunta: o que pretendem fazer no futuro? Qual o vosso sonho? O que gostavam de alcançar?

empreendedor-de-sucesso

Não sei bem! Arranjar um trabalho! Ainda estou indecisa entre X e Y.

Tive quem queria arranjar um trabalho, mas o sonho dele era algo completamente diferente do que procurava e que só não seguia esse sonho porque “achava” que não ia resultar, que não dava dinheiro, quando, bem vistas as coisas, havia muitas pessoas a ganhar milhares de euros nessa área.

“Se tiveres que fracassar, fá-lo em algo que te apaixone”

Coins and green plant isolated on white

Já não é a primeira vez que isto me acontece em Universidades, mas dá que pensar. Quando apontas a seta para vários alvos, provavelmente vais falhar. O Foco é determinante e mesmo numa entrevista de recrutamento, não saberes exatamente o que queres pode ser um mau pronúncio.

Aproveita agora mesmo e clarifica o que pretendes para a tua vida. Como diz o povo e muito bem,..”não deixes para amanhã o que podes fazer hoje”.

Tem um excelente dia!

Nelson Ramos
Consultor & Coach IHTP
www.atitudesparavencer.com


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s