Com quem costumas aprender?

Na passada sexta-feira tive o privilégio de estar presente num Jantar debate organizado pela Academia de Liderança do I Have The Power, que convidou o atual Selecionador Nacional de Hóquei em Patins e Campeão Europeu – Luís Sénica para partilhar com os presentes alguns dos seus princípios e métodos de liderança de equipas de alto rendimento. 


Foi muito gratificante poder aprender com uma excelente pessoa, que tem resultados que atestam a sua competência enquanto líder e permitiu a todos os que estiveram presentes levar para casa mais algumas pepitas de ouro para colocarem em prática nas suas próprias vidas, quer pessoal, quer profissional.

13958288_276121129421570_1374970066787093844_o
Como é normal quero partilhar consigo algumas das ideias que ficaram na mente:

1. Nunca trabalhar com quem não nos identificamos, quanto aos seus valores e formas de estar. Faz sentido. Se vou trabalhar, que seja com quem eu gosto e me sinto bem. Alguns dirão,..”mas eu não posso escolher”. Também é verdade e eu compreendo bem isso mas a verdade é que tu tens o poder para tomar a decisão certa. 

13925604_276123916087958_6687536435631098159_o2. Na liderança partilhar com a equipa as ideias do líder e colocar à consideração dela o acrescentar ideias e melhorias à nossa forma de trabalhar. Muito interessante. Uma liderança participativa, deixando a equipa ter um papel ativo na construção do nosso plano de ação.

3. Nada se faz sem Valores Adequados, uma Crença de que sou capaz e uma Equipa para chegarmos longe. 

4. No trabalho diário com a equipa fazer muito mais do que aquilo que será necessário para o jogo. Podemos não precisar no imediato mas no futuro poderá ser uma mais valia. 

5. Tem de estar claro para toda a equipa quem é o líder e quem tem o ascendente na liderança. Faz todo o sentido para não termos várias pessoas a mandar “bitaites”. 

6. Uma definição de objetivos alicerçada nas pequenas conquistas que permite fortalecer a crença de que somos capazes. Muito interessante. Se já não ganhas à vários anos, mesmo sendo uma equipa de topo, não faz sentido apontar para ser campeão, provavelmente a crença ainda não está forte e a capacidade dos atletas nos momentos chave poderá não ser ainda a melhor. 

Por último, deixar um agradecimento muito especial ao Gestor da Academia de Liderança do IHTP, o meu amigo e colega Jorge Mendonça, pelo excelente trabalho que está a desenvolver com estes jantares debate, convidando personalidades que têm criado impacto na nossa sociedade, e também à Cristina Pimentão pela soberba performance como moderadora nos debates. 

Até Breve.
Nelson Ramos
Consultor Solfut & Coach IHTP
www.atitudesparavencer.com


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s