Os teus pais merecem?

Numa altura em que festejamos mais uma vez o dia da Mãe, recordo-me de uma experiência que se passou comigo no passado. Foi à relativamente pouco tempo mas não mais esqueci.

Metro do PortoIa eu de Metro para a cidade do Porto quando à minha frente duas pessoas com alguma idade (um homem e uma mulher) conversavam.
Dizia a mulher:
“Então, a sua mãe como está? Melhor?”
Ao que o senhor responde:
“Está melhor sim, está em minha casa. Eu e a minha irmã juntamos-nos para cuidar dela. É o nosso dever, ela também cuidou de nós quando éramos mais novos e agora devemos fazer o mesmo. Sei que seria mais fácil coloca-la num lar mas ela merece estar ao pé de nós e podemos cuidar dela com mais amor, assim como ela sempre fez connosco”.

A mulher, acenando com a cabeça concordava com as palavras do senhor.

“Não é o que tu dizes, é o que tu fazes”

Dia da Mãe 3A vida é mesmo um círculo, primeiro os nossos pais cuidam de nós para mais tarde os papéis se inverterem e sermos nós a cuidarmos deles. Mas para que isso aconteça os pais devem dar o exemplo, devem mostrar essa mesma atitude com os seus pais, explicando aos seus filhos (netos) a importância desse comportamento.
Há comunidades em que essa prática é levada mais a sério como a Comunidade Cigana, onde a pessoa mais velha é a pessoa a que todos devem obedecer, escutar e respeitar.

“O melhor alimento para a vida é o Amor”

Não compreendo a existência de lares, excepto em situações muito específicas. Não estou e nem quero criticar estas instituições que muito fazem por esta população, condeno sim o abandono que a sociedade (os pais) fazem aos que outrora deram muito de si para uma vida melhor em família.

A primeira ligação que o bebé faz logo após nascer é com a mãe, é com ela (e com o pai) que começa a desenvolver as suas capacidades de relacionamento. No entanto, não aceito que essa ligação se quebre quando os pais se tornam um incómodo na vida dos filhos.

“Quem de vós estiver sem pecado atire a primeira pedra”

Mesmo que os nossos pais não tenham sido perfeitos, tenham errado e causado dor nas nossas vidas, lembrem-se que a intenção sempre foi a mais positiva e mesmo que isso não tenha sido assim, pensem nisto, as suas próprias vidas também não devem ter sido fáceis.

1 (2)

Eu posso fazer a diferença, eu posso aceitar e dar o melhor de mim com o alimento que dá vida ao ser humano – o Amor. Faz isso e os teus pais sentir-se-ão realizados.

Tenha um Excelente dia!
—-» www.atitudesparavencer.com


4 thoughts on “Os teus pais merecem?

  1. Completamente errado, um filho só deve cuidar dos pais, se os pais durante a vida os tratarem bem, não somos obrigados a aceitar nas nossas casas, quem no rebaixou ou tratou mal durante a nossa vida.
    Estudo sem interesse, feito por quem não teve de emigrar e subir a pulso na vida, até ganhar o respeito de todos.

    1. Miguel,

      Muito obrigado pelo seu comentário.
      No texto não diz que deve cuidar desse tipo de pessoas “chamadas pais”, diz sim que devemos cuidar dos nossos pais, mesmo que aqui ou ali tenham errado.
      A última frase não faz qualquer sentido, é um juízo de valor errado.

      Tenha um excelente dia!

  2. Vou por um caso que me têm afectado, porque é de uma pessoa muito ligada a mim.

    Um casal tem uma filha: sempre cuidaram bem dela até aos 18 anos, depois falece a mãe, o pai decide fazer uma nova vida com outra pessoa que tem dois filhos, e ele já tem a primeira e única filha do casamento anterior.
    Com o tempo, diria 16 anos passaram, o pai esqueceu aos poucos essa sua filha, e só liga á nova mulher e seus filhos, o que faz se notar aos poucos o impacto negativo na sua filha legítima, mais tarde passado 16 anos, a sua filha torna-se uma mulher empresária de sucesso e com um salário muito elevado.
    O pai sabendo disso aos poucos, começa a tentar extorquir dinheiro, através de propostas falsas, como a venda da sua casa á propia filha, por um valor duas vezes superior, ameaçando ao telefone e exigindo dinheiro de uma soma elevada, para gozar com a segunda mulher que nunca quis saber da filha dele, e por vezes quando estavam todos juntos, durante esses 16 anos eles tentavam rebaixar ou mesmo atacar a auto estima dela, fazendo parecer quen eles mandavam na família toda.
    Mas acontece que o sucesso da filha e a sua situação monetária era elevada, ganhando mais ela sozinha que 20 pessoas da família juntas, acontece que eles ganham 5 % do que ela ganha, e mesmo assim querem mandar nela, numa pessoa aquase com 40 anos.
    O pai nunca soube dar-lhe os parabéns, pelo seu sucesso, na vida, nunca lhe fez elogios, agora quer a todo o custo roubar o dinheiro dela, com expressões de violência mais a madrasta que esta implicada neste jogo.
    A opção optadada foi pelo afastamento dessas pessoas, mas é difícil, quando uma pessoa se tem de se afastar de um pai, quando este já não é o mesmo, deixou-se influenciar pela nova mulher, e quer rebaixar a filha que tanto sucesso tem, e ameaçam para conseguir dinheiro, mesmo por vezes atacando a sua auto estima, aquase tornando uma doença.
    Conclusão: estragou-se um elo de ligação, entre pai e filha do mesmo sangue, por que ele decidiu dar importância a sua nova mulher, e mesmo quando a sua filha estava com ele, ele tentava rebaixar ela junto de amigos e amigas, o próprio pai.
    Eu honrei o meu pai até ao último segundo da sua vida, e depois de morrer igual, dignifiquei o meu pai e continuo a dignificar, mesmo ele ter sido pobre, mas este caso, de um pai não querer reconhecer que a sua filha é melhor que ele a todos os níveis, custa me, deveria ter orgulho nela e sorrir todos os dias, por ser uma mulher séria e de honra e verdadeira, no entanto se a puder roubar e tratar mal, ele fará isso.
    Penso que descarreguei o que me ia na alma, obrigado, não preciso de resposta, mas quero que saiba, todos devemos honrar os nossos pais, mas neste caso, face á cobiça e inveja, o melhor foi o afastamento, doloroso e quebra da família.

    1. Nessa situação apenas existe o perdão e seguir mesmo em frente. Pai ou mãe é mais do que dar vida, é educar e cuidar, a tal ligação. Se isso deixou de existir então mais vale seguir em frente mas o perdão deverá estar sempre presente para não carregar a dor do passado.

      Disponha Miguel.
      Tenha um excelente dia!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s