Vamos Correr a Maratona com Confiança?

Partilho consigo mais um artigo do meu amigo e companheiro, Miguel Beirão, responsável pela Academia de Desenvolvimento de Negócios do I Have The Power. Aproveite e desfrute desta pequena viagem.

Tens uma empresa? Um negócio? Queres ser empreendedor? Então vamos correr a “Maratona” da Confiança.

estrada alegreNas 8 semanas de treino para correr a Maratona um dos maiores obstáculos que tive de ultrapassar foi a confiança em mim mesmo. Pensei muitas vezes: “Oito semanas de treino!!!, Os especialistas aconselham 20 semanas!!!, Os teus amigos dizem que é muito difícil que vais sofrer muito. Será que vai ser suficiente? Será que vou conseguir? Será que me vou aleijar? Será que tenho a autoconfiança necessária?” Fruto das ferramentas que dominamos no PNL (Programação Neurolinguística) e de um sonho forte respondia sempre com confiança e com uma crença total: “Vai ser difícil, vou sofrer, mas vou CONSEGUIR!!!”

Por essa razão, nesta terceira crónica dedico algumas linhas ao tema da Confiança e como construir estratégias para alavancar a Autoconfiança.


Todos temos a noção de que correr a Maratona, os 42km, é uma tarefa difícil e requer muita autoconfiança principalmente quando chega a famosa “parede”, a barreira “psicológica,” que surge na nossa mente entre os quilómetros 30 e 35, fruto da energia consumida e do esforço, o corpo começa a dar os primeiro sinais de exaustão, a partir deste ponto lutamos com o cérebro. Este, na sua missão de nos preservar, tenta fazer-nos desistir e faz os mais incríveis filmes mentais, sentimos dores, abrandamos e sentimos a meta mais longe, olhamos para os lados e vemos outros atletas esgotados sentados nos passeios, outros a serem assistidos em ambulâncias …… e começamos a pensar: afinal o que é que tenho que provar? Porque estou eu a correr 42km?atitude-positiva

Neste ponto a autoconfiança nas nossas capacidades joga uma papel fulcral, sabemos que algures na nossa estrutura física e mental há energia suficiente para chegarmos à meta, “ Tu és capaz”, “Tu vais conseguir”, “Tu nasceste para triunfar”.

Quando corremos a “Maratona” da nossa Ideia, do nosso Negócio, da nossa Carreira Profissional, ou mesmo da nossa Vida há momentos assim, surge “a parede”, e fazemos “a pergunta”, pensamos no assunto ou alguém questiona-nos: “Não vais conseguir”; “Estamos em crise”; “É muito difícil”; “Não tens o meu apoio”; “Não és capaz”; “O que vai ser da tua vida?”

Se a confiança e a autoconfiança não estiverem fortes, podemos vacilar e abalar de forma irremediável a nossa determinação. Neste momento o leitor coloca a questão sacramental:

Como podemos aumentar a nossa confiança e a autoconfiança?

1
Partilho algumas dicas essenciais que usei com sucesso:

  • O SONHO COMANDA A VIDA, não me vou alargar, já abordei este tema na minha primeira crónica, é um facto: um SONHO FORTE, uma ocupação com PAIXÃO move montanhas e reforça a confiança;
  • Divida o grande objetivo que quer atingir, em METAS, faça um plano, ao longo das minhas 8 semanas de treino, cada semana que passava, tinha uma nova meta e corria cada vez distâncias maiores, cada semana superada era um acumular de confiança, de Meta em Meta rumo ao Objetivo final.
  • A inspiração sem trabalho é a desculpa divina dos indecisos, conheces pessoas que estão sempre a planear? Correm um sério risco, “De plano em plano até ao desastre final”, planear é importante, EXECUTAR é dar FORMA À PAIXÃO.
  • FALHE, sim é verdade falhe, mas levante-se rapidamente, vai falhar muitas vezes, da próxima vez que não conseguir o resultado pretendido, pense “Descobri mais uma forma de como não funciona, este não é o caminho”, tire as ilações. Aprenda a falhar, o sucesso é um somatório de diferentes falhanços, assim, a sua confiança e determinação sairão reforçadas.
  • TREINE a repetição, o aumento do grau de dificuldade leva à perfeição e reforça os índices de confiança, cada vez melhor e sempre a melhorar.
  • Cuidado com o ELOGIOS, não adormeça ou fique “mole”, conheço pessoas que passam de “Bestiais” a “Bestas” porque dormiram na forma, os elogios fazem bem ao ego e aumentam a confiança desde que não desfocalize do objetivo final.
  • SEJA POSITIVO, a confiança é como uma bateria recarregável, a nossa postura, atitudes, o que fazemos no dia-a-dia, a forma de pensar e verbalizar descarregam-na ou carregam-na. Diga várias vezes ao dia e tenha a atitude “RMP NHD.”, (Raios Me Partam Não Há Desculpa, ponto).

É um prazer partilhar consigo estas experiências. Daqui a 3 semanas estou de volta. Comente e envie-nos os seus desafios. Aqui no I Have The Power temos uma equipa feliz e multidisciplinar pronta a correr consigo a sua “Maratona”.

Tenha um Excelente dia!
—-» www.atitudesparavencer.com


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s