Vamos correr a “Maratona” do TEMPO?

Mais um excelente artigo do nosso Manager da Academia de Desenvolvimento de Negócios, o Eng. Miguel Beirão. Aproveite e comece hoje mesmo a colocar em prática.

Tens uma empresa? Um negócio? Queres ser empreendedor? Então vamos correr a “Maratona” do TEMPO.

TelefonarNas 8 semanas de treino para correr a Maratona um dos maiores desafios que tive de ultrapassar foi a disponibilidade de tempo. A preparação para uma Maratona requer Tempo, esse recurso irrecuperável, pois uma vez gasto não podemos voltar atrás, e o mais democrático, afinal o dia tem 24 horas para toda a gente independentemente da condição social, da raça, etc, etc.

Por essa razão, nesta segunda crónica dedico algumas linhas à gestão do tempo.

Não sei se o leitor tem a consciência mas o processo de preparação para correr uma Maratona requer 4 treinos semanais e, no total, são precisas entre 9 a 12 horas por semana, isto só para correr, depois há que somar os alongamentos, deslocações e higiene. Portanto a forma como aproveitamos e gastamos o tempo carece de uma disciplina muito rigorosa para compatibilizar, a vida profissional, a vida familiar e o treino. Aproveito estas linhas para agradecer à minha esposa todo o apoio que me deu nesse período.

Quando faço Life Coaching ou Executive Coaching, muito frequentemente há sempre dois temas fundamentais onde os Coachees pedem ajuda, primeiro na definição de objetivos mobilizadores capazes de realizar Sonhos e o segundo é a gestão de tempo. É frequente estarmos a falar com alguém e ouvir: “hoje não fiz nada…”, “não tenho tempo…” ou “se tivesse tempo.”. A verdade é que estes dois temas andam de “mão dada”. Ter tempo para o objetivo familiar, ter tempo para o objetivo da carreira profissional, ter tempo para o objetivo de ganhar mais dinheiro e atingir a independência financeira ou mesmo ter tempo para praticar hobbies ou desporto.

96fa6-relogioComo diz o povo “Quem corre por gosto não cansa” e acrescento, quando o objetivo e o sonho são fortes e nos movemos pela Paixão arranjamos formas de inventar e descobrir Tempo. Queria por isso partilhar algumas dicas essenciais que usei com sucesso:

1-     “Os pobres não têm agenda”. Caro leitor que pensa desta frase? Não me refiro às pessoas que têm poucos recursos financeiros mas sim aos pobres de tempo. A melhor forma de arranjar tempo é criá-lo e para tal é preciso começar a planear e descobrir onde gastamos este bem precioso. Portanto é obrigatório ter uma e apenas uma agenda, em papel ou eletrónica. Marque todos, literalmente todos os compromissos na agenda, as reuniões, as visitas, os treinos, as refeições, a família, as chamadas telefónicas, o facebook, etc.

2-     Lembre-se que “o que não é medido não é gerido” e tenha sempre esta frase em mente.

3-     Analise como gasta o tempo e faça as correções que achar convenientes de acordo com os diversos objetivos e compromissos que assumiu consigo e com os outros.

4-     Agende “10 minutos que valem ouro” – são 10 minutos ao fim do dia em que vai olhar para a agenda e refletir, como gastou o tempo. Foi conforme planeado? Houve desvios? Houve urgências? Não entre em pânico, os processos de melhoria são mesmo assim, amanhã vai ser Melhor!

resumo

Caro leitor, se conseguir implementar estas 4 dicas da semana, vai ter tempo para tudo que quer fazer na vida. Experimente, é grátis.

Segunda lição destas crónicas de um “Maratonista”: o que não é medido não é gerido. Arranje uma agenda, um plano, o teu guia orientador, “calça as sapatilhas” e COMEÇA AGORA A CORRER A TUA “MARATONA” porque ONTEM JÁ FOI TARDE!

Tenha um excelente dia!
—-» www.atitudesparavencer.com


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s