As Pessoas nas Organizações

Hoje quero partilhar um artigo na nossa IHTP HR & Coaching Academy Manager, a Dra. Paula Rocha. Aproveitem porque dá que pensar!

É um lugar comum ouvir que as pessoas são o ativo mais importante de uma organização mas na prática será que os comportamentos dos gestores/ responsáveis das empresas mostram isso? Que boas práticas evidenciam que mostram que estão alinhados com este princípio?

Business people discussing

A Gestão das Pessoas é muitas vezes confundida com a Gestão dos Recursos Humanos o que na realidade, do meu ponto de vista, não é a mesma coisa. A Gestão de Recursos Humanos assenta num conjunto de técnicas e metodologias que o profissional de Recursos Humanos utiliza com o objetivo de valorizar os profissionais da empresa. A Gestão de Pessoas tem como objetivo ultimo humanizar a empresa. É um processo que envolve a participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de todos os colaboradores da empresa. Este setor tem uma grande responsabilidade na formação dos colaboradores e por isso um enorme impacto no crescimento da empresa e na sua sustentabilidade.

f7909-criatividade1-640x600Pensar as pessoas é pensar o seu desenvolvimento e oferecer o suporte necessário para que estas desenvolvam as suas habilidades e aptidões. É permitir que elas cresçam em função das suas singularidades tirando partido do que melhor têm. E é garantir que elas dão o melhor de si.

Também é verdade que as pessoas quando sentem que as empresas se preocupam com o seu crescimento e bem-estar aumentam os níveis de compromisso com elas próprias, com as equipas em que estão integradas mas sobretudo com a empresa.

Assim, a aposta nas pessoas causa um impacto positivo nas equipas e isso reflete-se nos resultados da empresa porque os bons resultados adquirem constância e isso traduz-se numa eficácia generalizada na empresa.

OkJá é óbvio que as empresas necessitam de profissionais que as ajudem a implementar boas práticas de Gestão de Recursos Humanos mas tem que ser igualmente claro que para obtermos o melhor das pessoas, estabelecermos os melhores vínculos emocionais com elas e conseguirmos o seu compromisso máximo também é imprescindível ter um sistema eficaz de Gestão de Pessoas e para isso as organizações necessitam de pessoas com know-how e experiencia que as ajudem. As pessoas são os recursos mais complexos da empresa. Têm por isso que ser geridas por profissionais com competência técnica para o efeito.

Apostar nas pessoas é sempre uma aposta ganha.

—–» www.atitudesparavencer.com


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s