Aprendizagem, Caminhos de sucesso, Excelência Pessoal, Líderes, Melhores pessoas

O Poder do Obrigado

Um dos livros que li recentemente, The Power of Nice, tinha uma passagem bastante interessante e que me fez lembrar o meu passado enquanto professor. Num dos capítulos do livro podia-se ler:

“De acordo com o Instituto de Emprego EUA, a principal razão que leva os Norte Americanos a abandonar as empresas é o facto de não sentirem o seu trabalho reconhecido. Se pensarmos que o custo médio de um gerente ou de um trabalhador qualificado que abandona a empresa é de dezoito meses o salário”,…imagine os ganhos que teria a longo prazo se os mantivessem na empresa e motivados?

Business people discussing

Lembro-me perfeitamente quando numa das escolas onde trabalhei, o ginásio onde os alunos faziam Educação Física tinha duas grandes cortinas que dividiam o espaço e essas mesmas cortinas estavam já bastante danificadas. Fui ter com o responsável pelos equipamentos da escola e perguntei se era possível consertá-las, dado que tanto uma como a outra já tocavam no solo e acrescentaria perigo a qualquer aluno. 
Passado alguns dias uma das cortinas tinha sido arranjada e estava impecavelmente a funcionar. Fui perguntar se tinham alguma data prevista para arranjar a outra cortina, no entanto, a resposta não foi bem a que eu estava à espera: 
“Vai ter que esperar professor, o conserto da cortina ultrapassou o orçamento previsto, ou seja, passou os 500 euros”.
Até eu fiquei de boca aberta, umas quantas anilhas e mosquetes ficaram mesmo caros!!!

different U.S. denominationsDado que o problema se mantinha disponibilizei-me para procurar outros profissionais que pudessem apresentar um preço melhor, e o responsável pelos equipamentos da escola agradece-me, acenando com a cabeça. Na semana seguinte trago um orçamento de conserto para a cortina e ficaria menos de 100 euros!!! 
Abreviando a história, levei a cortina comigo, foi feito o conserto por um quinto do valor da outra, trouxe para a escola e ficou a funcionar na perfeição.

Mas o melhor estava guardado para a semana seguinte.

A direção da escola chama-me ao gabinete e do presidente escuto as seguintes palavras: “Da próxima vez que levar alguma coisa para consertar, deve deixar por escrito aqui na direção, ok?” 
E durante alguns segundos fiquei parado à espera das palavras mágicas,….MUITO OBRIGADO,…mas elas não vieram!

OkÉ óbvio que quando me disponibilizei para ajudar a escola perguntei o que teria de fazer, as autorizações tinham sido dadas, no entanto, o mais triste da história e que certamente muitos dos que estão a ler se revêem é na falta de reconhecimento pelo que foi feito. Quantas vezes fazemos mais do que nos é pedido e vamos mais além do que é necessário e nem um OBRIGADO é dado???
Agora pense comigo,…quando por qualquer motivo falhamos, erramos ou não alcançamos o que se espera de nós, sabe o que muitas vezes escutamos dos líderes???? A crítica negativa, em público e dirigido a nós, não ao comportamento!

Um reconhecimento no momento certo e pelas razões adequadas pode fazer muito mais que um prémio monetário. O ser humano gosta de ser reconhecido, é uma das suas necessidades mais básicas!

Quer saber mais? 
Siga-me aqui —» www.atitudesparavencer.com

Tenha um excelente dia!

2 opiniões sobre “O Poder do Obrigado”

  1. “A palavra “obligatu”(obrigado), que significa “ligado a você”, é de origem latina e, quando nós agradecemos, estamos ligados à pessoa que nos fez o favor. É algo que sai do nosso coração para o dela.”
    “Agradecer não é simplesmente ser gentil ou educado, é reconhecer que o seu próximo fez algo por você, entender que alguém disponibilizou um tempo para te dar atenção, quando muitas vezes você nem pediu. É enxergar o sentimento e não o interesse em primeiro lugar, retribuir com um sorriso sincero, é permitir que uma palavra transmita a alegria que há em seu coração e o quanto um gesto simples teve valor para você. naquele momento.”
    Karina Bocia

    Obrigado a palavra “mágica” que tão poucas vezes é utilizada! a falta de humildade e a arrogância suprimiram esta palavra do vocabulário de muita gente……para mim gentinha!

    Votos de um Feliz Ano Novo!
    Paula Lage

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s