O seu filho é Hiperativo?

Recordo-me que na última escola onde lecionei tinha uma turma de pré-escolar. Todas as semanas tinha uma aula de Atividade Física/Expressão Motora com eles. Numa dessas aulas reparo numa situação estranha, passados 10/15 minutos do início da aula, uma das crianças estava a bocejar repetidamente. Chego perto da Educadora e pergunto se estaria tudo bem com aquele pequenote.

Efamilia-felizla responde,..”Fique descansado professor, ele tomou Ritalina porque é Hiperativo”. Fiquei preocupado, nessa altura ele só tinha 5 anos. Segundo a Educadora e a mãe, ele é uma criança que não pára quieta, nunca está parada a fazer a mesma coisa, durante muito tempo. Enquanto escutava isto, pensava comigo mesmo,..”ele é uma criança, está em crescimento, tem energia para dar e vender, é claro que ele não pára quieto. O que é de estranhar são as crianças demasiado sossegadas”. 

Muito do Analfabetismo Motor começa aqui, nesta fase em que se quer organizar o tempo das crianças com demasiadas atividades repetitivas, paradas e demasiado rígidas em termos de criatividade. Se pensarmos bem, quanto tempo acha que as crianças passam sentadas a escutar um adulto, a fazer os trabalhos que lhes mandam e presas a um espaço pequeno? 
Mais de 8 horas por dia.
Fiquei novamente preocupado quando li esta notícia,..”Cada vez mais crianças tomam antipsicóticos,…só no ano passado foram vendidos 276,029 embalagens de Ritalina a crianças e adolescentes (entre os 5 e os 19 anos)“. 

fc745-14873_1Tenho pais que me abordam sobre estas questões, muitos dizendo que o seu filh@ é hiperativo, não consegue ficar muito tempo sossegado a estudar e distrai-se facilmente. Eu concordo com eles e, de facto, aceito essa afirmação porque é a realidade que percecionam deles mas também costumo fazer duas ou três perguntas como curiosidade.
Que outras atividades o seu filh@ costuma fazer? Desporto, brincar com os amigos, Jogar computador, construção de legos. Se reparar com atenção ele consegue fazer várias atividades durante muito tempo e com pouca distração, muitas delas são mais paradas e outras mais ativas fisiamente.

61dae-poderdoelogio3Até hoje nunca tive um pai/mãe que não encontrasse atividades em que o filh@ não estivesse muito tempo empenhado e sem distração, ou seja, ele consegue ser uma criança “normal” para a sua idade. 
O que acontece é desconhecermos a estratégia mental que ele utiliza nas diferentes atividades, qual o metaprograma (padrão comportamental de resposta) predominante no seu comportamento e as formas mais eficazes de comunicar com ele. 

Nós podemos adormecer o corpo com a medicação mas estaremos apenas a adormecer o gigante que mora lá dentro da criança. Lembre-se o seu filh@ Nasceu para Triunfar.

Tenha um Excelente dia!
—-» www.atitudesparavencer.com


2 thoughts on “O seu filho é Hiperativo?

  1. Nelson que artigo fabuloso!Tão oportuno nos dias de hoje……Tão sensato e tão genuíno!
    Na verdade, hoje em dia dizem…..há muitas crianças hiperativas!
    Qualquer movimento,qualquer atitude mais irrequieta, qualquer energia. a mais…..é hiperatividade…….a hiperatividade surge como explicação para todo o comportamento mais entusiasta e enérgico das crianças!

    Sou mãe de uma criança de oito anos….o meu filho desde que nasceu só parava durante o tempo em que dormia……fora isso a energia dele era de tal forma exuberante que eu por vezes ficava extenuada só de olhar para ele….sentia que não conseguia acompanhá-lo!

    Um dia, teria ele dois anos perguntei ao pediatra se o meu filho não seria hiperativo!!!!
    O pediatra que o conhece bastante bem virou-se para mim e disse:
    – Hiperativo mãe? Não ele é apenas uma criança!

    Os meus votos de um Feliz dia!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s