Networking e as Oportunidades

Actualmente, uma das palavras mais faladas no mundo dos negócios é o Networking, ou numa tradução livre, rede de contactos. Diz-se, frequentemente, que os negócios acontecem com a nossa rede de contactos, ou por intermédio dela, sendo uma “actividade” a rentabilizar cada vez mais. Ao entrar em qualquer livraria conseguimos encontrar uma oferta muito interessante sobre como fazer networking e obter resultados através dele, diria mais, “profissionalizar” algo que já se fazia naturalmente desde sempre.

poder-lider-coachA questão que se coloca vai no sentido do que cada um de nós aprende e do que faz com aquilo que aprende. Uma vez li que mais de 90% das pessoas que aprende algo novo não o aplica consistentemente até gerar conhecimento. E aqui, gostaria de partilhar uma experiência recente. Recordo-me que estive num evento, curiosamente onde se fomentava o networking, conheci algumas pessoas e durante a conversa reparo que uma delas diz, a certa altura, que gostaria de entrar no mercado estrangeiro “XPTO” e que estava a ter dificuldades em ter êxito. 

“Se alguém que ser o primeiro, seja o último de todos e o servo de todos.”

f7909-criatividade1-640x600Um dos princípios que tenho em vida é poder ajudar e enquanto essa pessoa falava eu reflectia sobre quem, na minha rede de contactos, a poderia ajudar a entrar no mercado desejado. Nem 5 minutos passaram e lembrei-me da pessoa certa. A conversa continuou, trocamos contactos e mais tarde fui embora. Ainda nesse dia à noite, enviei um email de agradecimento a todas as pessoas que tinha conhecido nesse dia e incentivando a novos encontros num futuro próximo. E sabem o que é curioso? Ainda há muita gente que não responde! E nesta história que lhe contava, a pessoa que estava a ter dificuldades em entrar no mercado estrangeiro também não respondeu.

“O ser humano não é uma ilha.”

Fomentar o networking e aumentar a nossa rede de contactos é estar com pessoas, ajudar no que pudermos essas mesmas pessoas e, um dia, elas também farão parte do nosso círculo de confiança. No caso que lhe contei, eu podia ajudar aquela pessoa, indicar-lhe alguém competente que já tinha tido sucesso onde ele estava a fracassar mas ironia do destino, ele não agarrou a oportunidade. 

“Um dia vais ter a oportunidade a bater à porta e não vais escutar.”

Gosto de olhar para cada pessoa que conheço como uma folha em branco, não faço pré-juízos ao seu aspecto visual, status social ou área profissional, é apenas um ser humano com o qual me quero ligar e acrescentar algo de positivo à sua vida.

Tenha um excelente dia!
—» www.atitudesparavencer.com


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s