10 Dicas para Obter uma Entrevista

Partilho um excelente artigo do meu amigo e colega Nuno Miguel, Practitioner de PNL, Consultor e Trainer de Vendas da Marca I HAVE THE POWER.

BARACK OBAMA economist-cover 2Quando andar à procura de trabalho, não se atire a qualquer coisa, nem se exclua se achar que não cumpre todos os requisitos. Mesmo que aquilo que tem para oferecer, não corresponda à totalidade dos requisitos do anúncio, arrisque a candidatura. Se estiver abaixo de 20% desses requisitos, esqueça essa publicação. Parta para outra!

Desta forma, deixo aqui algumas dicas que o ajudarão nesse processo:
#1 – Use a “porta dos fundos”. Depois de saber o nome do cargo, localização, e nome da Empresa a que se está a candidatar, faça uma pesquisa na internet sobre isso. Use o Google, LinkedIn, Facebook, etc… tente encontrar o elemento contratador, ou o gestor desse negócio. Em último recurso poderá sempre ligar para a Empresa a saber quem é o responsável pela contratação.

#2 – Obtenha referências. Ser referenciado como Candidato por alguém da Empresa é a melhor forma de conseguir uma Entrevista. Ser referenciado para a Entrevista representará 50% ou mais na avaliação qualitativa do candidato.

poder-lider-coach#3 – Seja diferente. Conquiste a cada segundo, cumprimente, reconheça (genuinamente), utilize o seu poder de comunicação e seja uma personalidade magnética. Desta forma conseguirá cativar as pessoas com quem se cruza. Nunca sabe se não será essa pessoa que o vai recomendar.

#4 – Diga o que quer. Mesmo que a Empresa esteja a recrutar para várias áreas, escolha a que quer. Não se mostre disponível para “qualquer coisa”. Depois, no decorrer da Entrevista, se achar que deve deixar a oportunidade para se candidatar a outra secção, terá essa oportunidade.

#5 – Apresente um currículo personalizado. Personalize o seu currículo por forma a ter o logotipo da Empresa a que se candidata, bem como a descrição clara, de acordo com a sua experiência, da mais-valia que é para a Entidade Empregadora poder contratá-lo.

Ok#6 – Tenha uma apresentação de alto impacto. Crie uma apresentação de 30 Segundos com alto impacto e outra de 2 min. A apresentação de 30 seg será usada quando fala com a recepcionista, o comercial ou a senhora da limpeza. Deverá ser curta, clara e concisa, mas que desperte curiosidade em conhecer mais sobre si. A apresentação de 2 min será para o Recrutador e deverá alinhar a sua experiência com os objectivos da Empresa e do cargo a que se candidata. Sempre acompanhado de um tom de voz cativante, uma dicção clara e uma atitude positiva.

#7 – Mostre que é um Empreendedor. Mesmo que se esteja a candidatar a um trabalho assalariado, mostre que é um “intrapreuner”, que domina e é bom naquilo que faz. Se puder, prove as actividades que já desenvolveu e em que realmente se destacou consideravelmente.

#8 – Reduza o risco da Entidade Empregadora. Se sentir que a Entidade está relutante a contratá-lo, ofereça-se para começar em part-time, alargue o prazo de experiência, ou proponha executar essa actividade como independente. Essa atitude poderá mudar completamente o rumo da Entrevista e prova que é conhecedor do seu valor.

Poder interior#9 – Não importa o tamanho dos passos. Avance. Nem sempre conseguimos a Entrevista à primeira, e mesmo depois de conseguir o contacto directo de quem contrata, nem sempre avançamos logo para um contacto presencial. Às vezes, teremos de fazer várias investidas para termos o nosso momento. Mesmo que esteja a sentir que está a avançar devagar, de email em email, de telefonema em telefonema, de reunião em reunião, não importa. O que interessa é que avance.

#10 – Persista! Quando sentir que está no limite das suas forças, continue! Quando achar que não pode mais, insista mais uma vez. Sempre que o ser humano acha que não é possível avançar mais, descobre que em aflição, vai e volta duas vezes.

Excelente dia!
—-» www.atitudesparavencer.com


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s