Caminhos de sucesso, Educação, Melhores pessoas, Sonhos

Será capaz de acreditar no seu filho?

Há histórias que nos tocam. Há exemplos que nos marcam. E quando falamos de crianças, os seus sonhos, paixão e persistência são mesmos inspiradores.
Imagine uma criança com nove anos, pedir à família e amigos que, em vez de lhe darem prendas de aniversário comprassem as t-shirts solidárias que havia começado a vender com a mãe, angariando dinheiro que revertia a favor de uma associação que ajudava cães abandonados. Não é muito comum, pois não?

61dae-poderdoelogio3Agora repare, quantas vezes não ouviu casais e amigos próximos comentarem consigo, ou até mesmo ter presenciado momentos em que o filho(a) chega a casa e diz que quer ajudar os sem abrigo com roupa nova? Ou que quer doar brinquedos no Natal para crianças institucionalizadas ? Ou outra coisa qualquer. Muitas vezes, certo?
Pare um pouco e pense nisto, qual foi a resposta dos pais a estas ideias dos seus filhos? 
A história que partilhei consigo deste jovem Americano que começou por angariar dinheiro para salvar um ou dois cães, neste momento já resgatou dez e a verba continua a aumentar, dado o sucesso da iniciativa.
Quando o seu filho(a) chegar a casa e lhe disser que quer ajudar a resgatar cães e que para isso vai pegar em Limões e fazer Limonadas para vender à porta de casa:
82eaf-familia-feliz1. Reconheça imediatamente essa atitude no seu filho. Não um elogio bacoco e sem conteúdo, seja específico dirigindo as palavras à atitude dele, mostrando que acredita VERDADEIRAMENTE que ele é capaz;
2. Pare o que estava a fazer e dedique alguns minutos do seu tempo para ouvir as suas ideias e como ele VÊ o resultado final da iniciativa;
3. Ajude-lhe a definir o Plano de Ação mas deixe sempre as decisões para ele. Ajude mas não lhe diga como ele deve fazer, deixe-o assumir o papel principal. Se errar ele aprende, e até ser bem sucedido vai fracassar muitas vezes. E se fracassar convém que seja nesta fase e não quando for adulto;
4. Apoie incondicionalmente o seu filho ao longo das várias etapas dessa iniciativa. Aprenda a colocar mais perguntas do que a fazer afirmações. Ajude-o a pensar mais do que a reagir às suas “preocupações”. Esteja presente sempre. 
5. Depois de terminada a iniciativa, desafie o seu filho para outras ações semelhantes. Vai reparar como a sua confiança, sentido de justiça e certeza aumentarão drasticamente.
Pensamento sempre Positivo!
—–» www.atitudesparavencer.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s