Aprendizagem, Caminhos de sucesso, Imaginação

7 Princípios para inovar

Com base num excelente livro que recomendo vivamente – Inovação: a arte de Steve Jobs, gostaria de partilhar aquilo que foram 7 Princípios para que a Apple se tenha tornado na empresa que hoje é. Mais um vez, são princípios que podem-se aplicar ao nível pessoal, e não só ao nível profissional. 

 
Princípio 1: Faça o que lhe Apaixona
– Aqui não há novidade e seguindo o que tenho partilhado anteriormente, siga o seu coração. Encontrar o que você gosta pode levar tempo e trabalho, por isso, persista sempre. O primeiro passo para inovar consiste em, uma vez encontrada a sua paixão, você confiar nela, mesmo nos momentos de maior adversidade.
 
Princípio 2: Tenha uma Visão
– Tenha uma visão capaz de inspirar pessoas e de criar produtos que vão de encontro às expectativas das pessoas. Uma visão é VER/OUVIR/SENTIR algo no futuro, é como se fizesse uma viagem de 5/10 anos ao futuro e descrevesse o que estaria acontecer, o que estaria a fazer ou que produto/serviço estaria a desenvolver. 
 
Princípio 3: Seja criativo
– Inovação está relacionada com a criatividade, e a criatividade consiste em ligar coisas, fazer associações, ou seja, ligar com êxito questões, problemas ou ideias de diversos campos aparentemente sem relação. Para se ser mais criativo é necessário pensar “fora da caixa”, obrigando o seu cérebro a trabalhar de forma diferente, bombardeando-o com novas experiências e novos problemas. É colocar o seu pensamento criativo em ação.

Princípio 4
: Venda sonhos em vez de produtos
– A inovação encontra o seu ambiente propício para florescer quando entende que inovar não é criar melhores produtos mas sim criar pessoas e famílias mais felizes. De certa forma, os clientes são egoístas e aí encontramos a chave para o sucesso: atender o desejo de egoísmo deles, por mais paradoxal que isso possa parecer. Uma coisa era a empresa da Apple vender computadores, o que do ponto de vista comunicacional não seria muito diferente  da sua concorrência, outra coisa é “vender” um estilo de vida, um Status Quo. Como já partilhei num dos meus artigos anteriores, mais importante do que “O Quê” você faz é o “Porquê” do que faz.
 
Princípio 5: Simplicidade
– Foque-se no significado essencial do seu produto, ou do serviço que disponibiliza. A simplicidade atrai as pessoas e permite que mais pessoas possam usar os seus produtos/serviços, sem ficarem confusos com o que lhes disponibiliza.
 
Princípio 6: Criar experiências incríveis no serviço
– Preste um serviço de excelência no atendimento aos clientes, criando um atendimento diferenciado, personalizado e de qualidade. 
 
Princípio 7: Domine a mensagem (comunicação)
– Ter uma boa ideia, produto ou serviço não lhe serve de nada se não souber comunicá-la. Invista nas suas competências de comunicação, aprendendo com os melhores, pois uma mensagem bem transmitida pode abrir novos caminhos de sucesso.
 
Para terminar, todas as pessoas passam por adversidades, no entanto, só terão sucesso com a inovação aquelas que forem corajosas o suficiente para acreditar nos seus princípios e de lutar por eles diante de grandes adversidades. 
 
Pensamento sempre Positivo!
—» www.atitudesparavencer.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s