Como iniciar um Discurso?

Esta semana gostaria de partilhar convosco um vídeo em que o autor aborda uma questão muito interessante e que vai ao encontro da preocupação de muitos profissionais – Como iniciar um Discurso?
Seja para a apresentação de um produto, falar numa conferência ou como orador convidado numa Palestra, o início do discurso é muito importante porque vai definir a atenção com que os participantes vão dedicar a si. 
 
f7909-criatividade1-640x600Segundo alguns estudos, 9 em cada 10 oradores costumam iniciar um discurso de três formas:
1. O meu nome é XYZ, eu pertenço à empresa YYYY e esta apresentação é sobre o produto ZZZZZ. Ora, normalmente esta é a informação que todos os participantes têm à sua frente, seja no Power Point, material de apoio ou no cartaz à entrada. 
Ao repetirmos o que os participantes já sabem, eu estou a dar um “sinal” que é tempo para tirar o telemóvel do bolso e dar uma vista de olhos pelas mensagens, consultar mais uma vez o email ou ainda visitar a página do facebook!!!
 
2. Outra situação que observamos oradores a iniciar um discurso é de uma forma um pouco atrapalhada, perguntando se o micro está bom, quanto tempo terá para falar, se os participantes estão a ver bem o Power Point, falando com o público e não chegando a terminar as frases que inicia, parecendo-se como aquela pessoa que não preparou bem o discurso.
 
eb697-briga-casal3. Uma terceira maneira e a mais correta para iniciarmos um discurso pode apresentar três formas e irei enumerar por ordem crescente de importância/eficácia:
a) Começar um discurso com uma pergunta que seja do interesse da audiência. Lançar uma pergunta no ar e que esteja relacionada com a temática da apresentação.
 
b) Começar um discurso com um facto que choque a audiência,.. “Há mais pessoas vivas hoje do que todas aquelas que já morreram.” E a partir daqui temos várias formas de continuar o nosso discurso porque já captamos a atenção do público.
 
c) Mas a melhor forma para iniciarmos um discurso é da mesma maneira que começamos o conto de uma história para uma criança – “Era uma vez…”
Quando nós começamos um discurso com aquelas 3 letrinhas, os participantes têm um impulso natural e inconsciente para ouvirem e prestarem atenção ao que vai ser falado, e isto acontece porque todos nós fomos “treinados” desde crianças a ouvirmos histórias que começavam exatamente da mesma forma. 
 
8a830-crianc3a7aNaturalmente que no mundo dos negócios ou mesmo numa apresentação mais formal, começar por “Era uma vez” poderá não ser muito típico e por isso, a sugestão poderá ser a seguinte,.. “No mês passado, precisamente num Domingo à tarde, eu estava a terminar de escrever um artigo que iria partilhar com os meus clientes e amigos, quando recebo um email que mudou completamente a minha perspetiva sobre a forma como desenvolvia o meu negócio. Foi um email enviado por um cliente e que em poucas palavras me confidenciava algo indescritível da sua vida e que estava prestes a mudar a minha também.” A partir daqui as pessoas que estão a ouvir vão querer saber o que aconteceu, captamos a sua atenção e agora eu poderia continuar e seguir um rumo trabalhado no meu discurso. 
 
– Tanto em discursos como em vendas nós assumimos interesse próprio. Portanto, se nós pudermos contar uma história da nossa própria vida, algo que faça parte da nossa experiência e que ligue a importância do tema do discurso para si, terá um impacto muito maior, e serão essas as história que o(a) vão ligar ao público presente. 
 
 
Pensamento sempre Positivo!
—» www.atitudesparavencer.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s