Aprendizagem, Caminhos de sucesso, Networking

3 erros a evitar quando fazemos Networking

Esta semana venho partilhar convosco um artigo publicado pela Harvard Business Review muito importante e que diz respeito ao Networking ou à forma como o fazemos. Escrito por alguém muito respeitado nesta área e que tenho o prazer de vos deixar. 
 
ed24a-relacionamento– Todos sabemos que o Networking tem o potencial para melhorar drasticamente as nossas carreiras, fazendo/criando novos conhecimentos que nos podem apresentar e presentear com informações novas e valiosas, oportunidades de emprego, e muito mais.  Mas, apesar deste facto, muitos de nós fazem-no de forma errada, e não estamos apenas a falar do erro banal dos cartões de contacto trocados a um nível profissional/empresarial, com um Flllow Up feito de forma desadequada. Muitos executivos, mesmo quando eles querem desesperadamente cultivar um novo contacto, não estão certos de como obterem a “atenção” e passar a impressão correta. 
 
1. Incompreensão Hierárquica
As regras para o Networking com os nossos pares são muito simples: fazer o follow up prontamente, conectar com eles no linkedin e oferecer-se para pagar o café ou o lanche. Segundo a autora, é possível termos sucesso para chegarmos à pessoa com uma estrutura hierárquica social/profissional semelhante à nossa seguindo este simples passo. Para além do mais, são sempre momentos que quase toda gente tem (tomar um café antes de ir trabalhar ou a pausa para o lanche) e aproveitá-los a nosso favor pode garantir um fecho de negócio. Para não falar em agendar reunião para o 12h ou 12h30 que pode ajudar-nos a prolongar a reunião com clientes utilizando o almoço como sugestão. 
As pessoas querem reunir-se com os seus pares para partilharem ideias e experiências. 
Agora, a realidade é que estas regras não funcionam para as pessoas com um status maior. Seria fantástico se o Richard Branson ou o Bill Gates quisessem sair connosco “apenas porque sim”, mas isso é pouco provável. Se eu vou conectar-me com alguém muito mais conhecido do que eu, é necessário dar-lhe uma boa razão. 
 
2. Pedir para receber antes de DAR
Nós podemos ter muito tempo para tomar um café com estranhos ou oferecer-lhes conselhos, no entanto, alguém que recebe mil emails por dia, não. 
Pedir para estar com alguém importante acaba por ser uma imposição, a não ser que eu tenha algum benefício para lhe oferecer. Uma consultora de media social Canadense Debbie Horovitch conseguiu construir relacionamentos com celebridades de negócios como Guy Kawasaki e Mike Michalowicj, convidando-os a serem entrevistados para uma série de artigos, focados em como se tornar um autor de negócios. Em vez de lhes pedir “uma hora do seu tempo” para obter conselhos sobre como escrever um livro, ela expôs a um público mais vasto e criou um conteúdo que ficou permanentemente disponível e online.
 
3. Não declarar especificamente a sua proposta de valor
Os melhores profissionais não têm tempo para descobrir, da quantidade de pedidos que recebem, quais são os mais interessantes ou não. Nós temos de ser muito explícitos e rápidos sobre como nós podemos ajudar. Nós precisamos mostrar que estamos familiarizados com o trabalho da pessoa e termos pensado cuidadosamente sobre como o podemos ajudar, e não o contrário. É quase como encontrarmos a pessoa certa no local exato, e é essa pessoa que devemos ser.
 
– O Networking é possivelmente a atividade profissional mais valiosa que nós podemos empreender. Mas, muitas vezes, estamos inadvertidamente sabotando os nossos melhores esforços pela má interpretação da dinâmica de poder, falhando em não dar algo primeiro, e não fazermos a nossa proposta de valor. 
Corrigindo essas falhas cruciais nós podemos conseguir criar relação com cada vez mais pessoas e tantas que nos poderá ajudar a desenvolver pessoal e profissionalmente.
 
Aqui fica o link do artigo:
 
Oportunidades de melhoria:
Pensamento sempre Positivo!
—» www.atitudesparavencer.com

Uma opinião sobre “3 erros a evitar quando fazemos Networking”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s