Aprendizagem, Saúde

Temos um cérebro abdominal

Estava a folhear umas revistas da década passada (2001) com o intuito de encontrar novas ideias e reparo num artigo muito interessante que gostaria de partilhar algumas ideias que vos podem surpreender,..ou não!

cerebro abdominalO sistema nervoso entérico (multiplicidade de neurotransmissores nos intestinos – pequeno cérebro que habita nas nossas entranhas) nunca poderá compor silogismos, escrever poesia ou abordar o diálogo socrático, mas apesar disso, trata-se, sem dúvida, de um cérebro, afirma Gershon. E acrescenta: “Descartes formulou a sua máxima – Penso, logo existo, mas fê-lo porque os seus intestinos o permitiram”. De facto: quando o aparelho digestivo se manifesta doente e nos torna consciente da sua aflição, através de vómitos, diarreias, azia ou espasmos, a mente fica enevoada. “Nenhum pensamento flui com normalidade quando a consciência entérica é posta em causa”, sublinha Gershon. 

O verdadeiro reinado do segundo cérebro começa a nível do esfíncter pilórico (a saída do estômago), e prolonga-se pelo intestino delgado, a região do aparelho gástrico responsável pela a absorção dos nutrientes. As fibras do primeiro troço (duodeno) entram em contacto com o pâncreas e com a vesícula biliar para controlar, auxiliadas por determinadas hormonas (como a secretina, libertada pelas células duodenais), a segregação de enzimas digestivas e a bílias. No troço final do aparelho digestivo (ou seja, o cólon e no ânus), o cérebro do “andar de cima” volta a demonstrar o seu domínio. 

Oportunidades de melhoria:
Livro Perca Peso Já e Ganhe Saúde

Pensamento sempre Positivo!
—-» www.atitudesparavencer.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s