Caminhos de sucesso, Educação, Melhores pessoas

Quando não deve oferecer prendas ao seu filho!

Numa altura em que se aproxima o Natal e a preocupação com as prendas é grande, gostaria de partilhar algo com vocês. Normalmente os mais pequenos são os mais entusiastas pelo Natal, principalmente pelo simbolismo na abertura de prendas. Eles sabem que por esta altura haverá muitas prendinhas no “sapatinho”. Agora, quando não estamos no Natal, quando costumam presentear os vossos filhos? A pergunta não é inocente e tem algo de muito importante para mostrar aos pais. 

Uma das necessidades básicas do Ser Humano é a CERTEZA. Esta necessidade básica está ligada às crenças e àquilo que as pessoas acreditam, basicamente é aquilo que eu espero que aconteça. As crenças podem ser positivas ou negativas. Por exemplo, eu sei que não vou cair quando descer as escadas de minha casa, ou então, com medo não o faria; eu que valorizo aprendizagem sei que aprendo um pouco mais sempre que leio um livro; pela negativa, se eu acredito que não vale a pena sair de casa para procurar trabalho, eu mostro certeza que nem vale a pena procurar; ou se eu achar que fazendo asneiras tenho a atenção dos meus pais, EU vou fazer asneiras pois essa parece ser a forma de ter a atenção deles. 

Agora pensem um pouco comigo. Que certezas estão a dar aos vossos filhos? Oferecem prendas quando? Imagine que o pai ou a mãe está fora a semana toda em trabalho e quando chega a casa ao fim de semana, para compensar um pouco a ausência trás sempre uma prendinha para o filho. O que acham que o filho, ao final de algum tempo irá querer? Que a mãe ou o pai fiquem fora de casa todas as semanas pois o prazer e a certeza deles é que têm uma prenda sempre que ele ou ela regressam a casa. E se for só a mãe a oferecer as prendas? Acham que o pai terá tanta atenção da parte do filho? A mim parece-me óbvio. E o que fazer, perguntam-me? Utilizem a outra necessidade básica do Ser Humano, a INCERTEZA! Criem boas Certezas (nas positivas) e Incertezas (nas negativas). 

Pensamento sempre Positivo!
—-» www.atitudesparavencer.com

3 opiniões sobre “Quando não deve oferecer prendas ao seu filho!”

  1. Excelente artigo….repleto de conteúdo!Eu sou mãe de um menino de 6 anos, como é óbvio gosto muito de o mimar ……mas tenho sempre a atenção de não o comprar…….os presentes só são oferecidos quando existe um motivo muito especifico……o meu filho só tem prendas quando as merece…..elas tem de ser conquistadas…..
    O melhor presente em baixo da árvore de natal é a família embrulhada com o laço do amor.

    Votos de um Natal muito Feliz.
    Paula Lage

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s