Aprendizagem, Caminhos de sucesso, Educação

Como corrigir o comportamento do seu filho? e não só!

Quero partilhar hoje uma técnica que costumo utilizar com bastante frequência quando tenho que realizar uma crítica a alguma atitude/comportamento nos mais novos e também nos adultos, de maneira a condicioná-los para o sucesso, ou seja, que mudem rapidamente aquela atitude/comportamento para algo mais eficaz. É a técnica de Sandwich. É uma metáfora que espelha como deve ser realizada a crítica construtiva no sentido de ser possível a alteração do comportamento.

Primeiro e antes de querer corrigir o comportamento, identifique algo de positivo que ele/ela esteja ou estivesse a fazer. É importante que a primeira coisa que ele/ela ouça é algo positivo. Se, pelo contrário iniciasse-mos logo com a correcção, que naturalmente seria algo negativo, poderíamos e na maior parte das vezes temos, uma maior resistência da parte do receptor para mudar. Aliás, Augusto Cury refere mesmo que quando criticamos com alguma intensidade, provocamos na outra pessoa a incapacidade temporária (30 segundos a um minuto) de aceder aos meandros da sua inteligência, o que o impede de raciocinar bem e, portanto, nessa altura ele nem vai estar a ouvir!!! Esta é uma das partes do pão que faz a Sandwich.

Em segundo fazemos o reparo comportamental à outra pessoa dizendo apenas o que querem que ele passe a fazer e não, aquilo que não querem que ele faça. Ou seja, evitem dizer algo como,..”Já te disse para não mexeres na cadeira”. Digam antes,..”Quero que te sentes no sofá e fiques sossegado”. Nós agimos automaticamente, aliás cerca de 90% das nossas acções diárias são automáticas, que é o mesmo que dizer que são hábitos. Nós mudamos hábitos com a linguagem e a acção. A negação da frase acima descrita não tem efeito nenhum pois a mente subconsciente não interpreta o “não”, ela vai se focar apenas em “mexer na cadeira”, até porque é algo que pode ser construído na mente sob a forma de uma imagem, o que a torna mais poderosa. A esta parte nós dizemos que é o recheio da Sandwich. 

Em terceiro, voltamos a referir um aspecto positivo, que pode até ser mais global, de reforço e/ou de crença futura de que ele pode fazer ainda melhor. A esta parte nós dizemos que é a outra face da Sandwich e que fecha o recheio (correcção). Esta é uma técnica muito simples e eficaz para condicionarmos o comportamento da outra pessoa para o sucesso. E já agora, não esperem milagres, o comportamento não muda só porque eu repeti uma vez, quando ele/ela comete aquela atitude há um ou mais anos. A mudança de hábitos é um processo e só repetindo é que o subconsciente passa a entendê-lo como um hábito porque aprende com a acção.

Pensamento sempre Positivo!
—-» www.atitudesparavencer.com

2 opiniões sobre “Como corrigir o comportamento do seu filho? e não só!”

  1. Obrigado pelo excelente ensinamento, mestre Nelson!!!! Realmente, esta técnica tem muita base e fundamento, pelo que conheço do assunto, e acredito firmemente que será muito positiva em minha vida!!!! #Compartilhei!!!! Um grande abraço e muitas energias positivas para todos nós!!!!

    1. Muito obrigado pelas palavras simpáticas Claudio!
      Faço com gosto partilhar estas informações com os internautas. Continue a visitar o blog e divulgue!

      Tenha um excelente fim de semana!
      Pensamento sempre Positivo!
      🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s